26 de dez. de 2011

Curtas sobre ciências

Algumas excelentes notícias, principalmente na pesquisa para a bioética. Outras vindas de climatólogos canadenses, mas dizem respeito a decisões políticas. Também há alguns factóides, gerados para criar confusão e falsas esperanças.

1. Canadá abandona Protocolo de Kyoto. Depois de anos amargando prejuízos econômicos por causa das limitações na emissão de gás carbônico, Canadá finalmente aceitou o que os metereologistas já dizem há uma década: não há efeito estufa por ação humana. “Kyoto não funciona”, disse Peter Kent, ministro canadense em reunião na Dona ONU. A conta da decisão política de abaixar-se ante as ONG’s ambientalistas fica para quem? Para o povo canadense, é claro! Da próxima vez, que eles façam ciência e não propaganda ideológica.

2. Células Neurais são geradas a partir de Células-Tronco Adultas. Vi a notícia pela primeira vez no Deus lo Vult!. É a Dra. Lenise Garcia quem avisa sobre a destruição do maior argumento da Dra. Mayana Zatz, que já sofreu reveses recentes sobre a pesquisa que defendeu diante do STF. A professora Zatz, que deve estar com sua reputação de pesquisadora arranhada, afirmou diante do STF que as células-tronco adultas não poderiam gerar neurônios, o que tornavam as embrionárias as únicas capazes de gerar terapia para doenças neurológicas. No entanto, ela novamente equivocou-se e amargou a notícia de que neurônios acabam de ser gerados, aqui no Brasil, a partir de células-tronco adultas. De novo, e agora Mayana?

3. Homem com morte cerebral reage e escapa de doação de órgãos. Em julho de 2011, já veiculamos notícia parecida. Uma idosa, diagnosticada com morte cerebral, logo depois de a família rejeitar doar seus órgãos. O caso do americano, que três meses permaneceu em morte cerebral no Arizona e começou a reagir a partir do momento em que desligaram os aparelhos, levanta muitas questões. A mais imediata e óbvia trata da capacidade da ciência determinar a morte real de um indivíduo. Está cada vez mais claro que a morte cerebral não é um critério inequívoco. Em breve retornaremos para tratar de um assunto mais difícil: a vida é, de fato, determinada pela atividade cerebral?

4. Reportagem afirma que cientistas buscam “partícula de Deus”. Em mais um exemplo de jornalismo científico sensacionalista (ou ciência jornalesca sensacionalista), diversas mídias deram a manchete de que a ciência está as portas de provar Deus. No entanto, a notícia é um engodo. Lida por um leigo, ela parece ser favorável ao discurso religioso, mas é o contrário. A reportagem está dizendo que, se Deus existe, ele precisa ser encontrado materialmente, e seu DNA é a partícula de bóson. Enfim, é a imanentização do Divino, ou a cientifização do religioso, que é o contrário da reflexão filosófica tri-milenar sobre o Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...