18 de ago. de 2011

Primeira catequese brasileira na JMJ

Como compreender e viver a fé em comunidade?

Madri, 17 agosto 2011

Hoje pela manha nós participamos da primeira catequese com os bispos brasileiros na paróquia São Domingos Sávio. O tema da catequese “firmes na fé” foi ministrada pelo bispo do Setor Juventude Dom Eduardo Pinheiro da Silva. Na ocasião, o bispo falou da importância dos jovens terem uma pessoa e um projeto que traz sentido de vida: Jesus Cristo. Chamou a atenção da perda de valores como da família e da igreja.
Segundo o bispo, dentro da Europa se vive um laicismo muito forte que gera instabilidade e desorientação. “Combater o relativismo é uma das tarefas do cristão para ter uma fé firme.”
Dom Eduardo expressou aos jovens ainda sobre a importância do testemunho dos jovens para falar de Deus a outros jovens “sem” usar a palavra Deus. “Quando se elimina Deus da vida espiritual e pública, a liberdade acaba se perdendo.” Ele ainda chamou atenção sobre nosso país ao falar que o Brasil apresenta programas católicos em varias emissoras de TV, enquanto que na Espanha muitas emissoras incentivam o esoterismo.
Ao falar de fé, Dom Eduardo pergunta onde e como nós a alimentamos. De acordo com ele, a fé deve ser alimentada através da Igreja e da comunidade católica de forma qualitativa e não no sentido quantitativo no que diz respeito ao relacionamento com Deus. Perguntou ainda como nos utilizamos da fé, como a estamos vivenciando, como é a influencia da fé em nossa vida e nossas experiências mais fortes. Assim, Dom Eduardo instiga os jovens, aprofunda o tema da fé, fazendo com que o próprio jovem descubra em si mesmo a intimidade com Deus pela fé e oração. A fé deve estar inserida em nossa realidade pelas dimensões pessoal, eclesial e social. “A fé é como um sonho. A diferença da fé para o sonho é que ela é real.”

Unidos em oração, firmes na fé!
*KARLA NERY (jornalista e delegada do Vicariato de POA).
*MAICO PEZZI (seminarista da Arquidiocese de POA).

MCS - GO SDS - 08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...