15 de ago. de 2011

EXISTE CÉU ESPERANDO POR VOCÊ

Quem está com dificuldades de encontrar o seu amor? Está com dificuldades de saber o que ser?

“é inútil levantar-se antes da aurora e retardar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho. Pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono.”  Sl 126,2

Sara era uma jovem terrivelmente deprimida porque além de conseguir consumar o matrimônio porque seus noivos ou maridos morreriam em circunstâncias estranhas, era obrigada a aguentar a humilhação de uma empregada do seu pai que quando foi repreendida por Sara rogou uma terrível praga no sentido que não se veria filho nascido de Sara.

O que Sara fez diante da dificuldade? Fechou seu coração, deixou-se consumir pela tristeza? NÃO. Ela trancou-se em seu quarto por três dias sem comer e beber e orou com fervor suplicando à Deus, chorando que livrasse a humilhação.

Ela mesmo, diante de toda a tribulação, deixou sua vida aos cuidados de Deus fazendo uma linda oração: (Tb 3. 20-23)
“Não está nas mãos do homem penetrar os vossos desígnios. 21 Mas todo aquele que vos honra tem a certeza de que sua vida, se for provada, será coroada; que depois da tribulação haverá a libertação, e que, se houver castigo, haverá também acesso à vossa misericórdia. 22 Porque vós não vos comprazeis em nossa perda: após a tempestade, mandais a bonança; depois das lágrimas e dos gemidos, derramais a alegria. 23 Ó Deus de Israel, que o vosso nome seja eternamente bendito!”

É realmente difícil abandonar as “seguranças” da vida para gritar socorro ao Senhor. Coloquemo-nos no lugar de Sara, a criação daquelas mulheres era para o casamento e a maternidade, e nada ela tinha. A fama de Sara percorria toda a região e ninguém mais queria casar com ela.

O que disse no início: mesmo em nosso sonos Deus nos dá o que é necessário. Foi isso que aconteceu: no outro lado da região Tobit, pai de Tobias, que estava muito doente e tinha ficado cego repentinamente chama seu filho para lhe dar preciosos conselhos que servem muito bem a nós: (Tb 5, 2-23)

1) Honrar pai e mãe todos os dias de tua vida;
2)    Conservar sempre em teu coração o pensamento de Deus;
3)    Guardar de consentir jamais no pecado, e de negligenciar os preceitos do Senhor, nosso Deus;
4)    Dar esmola dos teus bens, e não te desvies de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti;
5)    Ser misericordioso segundo as tuas posses. Se tiveres muito, dá abundantemente; se tiveres pouco, dá desse pouco de bom coração;
6)    Guarda-te de toda a fornicação: fora de tua mulher, não te autorizes jamais um comércio criminoso;
7)    Nunca permitas que o orgulho domine o teu espírito ou tuas palavras, porque ele é a origem de todo o mal;
8)    A todo o que fizer para ti um trabalho, paga o seu salário na mesma hora: que a paga de teu operário não fique um instante em teu poder;
9)    Guarda-te de jamais fazer a outrem o que não quererias que te fosse feito;
10) Come o teu pão em companhia dos pobres e dos indigentes; cobre com as tuas próprias vestes os que estiverem desprovidos delas;
11) Busca sempre conselho junto ao sábio;
12) Bendize a Deus em todo o tempo, e pede-lhe que dirija os teus passos, de modo que os teus planos estejam sempre de acordo com a sua vontade;

Em seguida a Tobias saiu e foi acompanhado do Arcanjo Rafael  que lhe provinha todo o alimento necessário e também arrumou a Tobias um remédio para curar os olhos de Tobias e por fim aconselhou Tobias a casar com Sara.

Só que Tobias conhecia a fama de Sara e questionou o Anjo, porque acreditava que sua vida corria risco e o anjo lhe respondeu:

 O anjo respondeu-lhe: Ouve-me, e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder: 17 são os que se casam, banindo Deus de seu coração e de seu pensamento, e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro, que não têm entendimento: sobre estes o demônio tem poder.

Nossa vida é um presente de Deus. Deus nos deu para que vivamos a plenitude e sem dúvida Ele quer que sejamos felizes.

Muitas vezes procuramos as respostas para nossos vazios dentro de uma festa, em sites de relacionamentos, em pessoas que sabemos que não nos acrescentarão, mas que darão a resposta que queremos ouvir.

Somos uma obra de Deus, fomos esculpidos como uma estátua em pedra de carrara, onde tudo fica perfeito. Tudo o que temos é oferta generosa de Deus por causa de seu amor infinito.

Deus tem todas as respostas para a nossa vida. Ele escuta todos os nossos clamores como escutou o de Sara, porque Tobias mesmo conhecendo a história de Sara lhe pede em casamento e obedece a vontade de Deus e os dois tem uma vida abençoada.

A vida de benção está com aquele que obedece a voz de Deus. Mas precisamos abandonar nossos vícios, nossas manias e atitudes que não acrescentam. Cultivar a dor, o mau humor, o sentimento de inferioridade, o pessimismo, nada é de Deus.

Na semana passada Deus nos deu um novo sabor a vida, disse-nos que com Maria somos levados a encontrar o verdadeiro caminho. Hoje descobrimos um pouco desse caminho, que depende de sua abertura do coração.

Coloque suas mãos no seu coração agora, feche os olhos e repita comigo: “eu abro as portas do meu coração, te dou livre acesso Senhor.”

Sei que é difícil ser jovem, que muitos sentimos afloram e que ouvimos e vemos muitas coisas que nos dão valores diferentes. Sei como é difícil ter um namoro de castidade de entrega a Deus.

Mas digo a vocês que sempre é tempo de tomarmos a direção, nada esta perdido porque tivemos uma vida diferente até hoje, como já disse nosso corpo é presente de Deus e Deus habita em nós. Não somos fósforos que usados são jogados fora, valemos muito mais que os pássaros, ainda mais que os lírios do campo.

Deus tem um sonho pra ti, para mim, mas ele quer ouvir de cada um de nós nossos sonhos, nossas dúvidas, nossos dilemas, quer colocar a nossa vida no prumo, retomar o projeto em nossa vida.

Quer curar as nossas feridas, acender Sua luz em nós, da mesma forma que Deus colocou ao lado de Tobias o Arcanjo Rafael para curá-lo, Deus coloca ao nosso lado sua milícia celeste para nos curar, proteger e guiar.

Quer retornar em cada um de nós o sentido verdadeiro de nossa vida, mesmo que creiamos estar tão distantes das coisas de Deus, Ele conhece a nossa intenção e quer usar essa frestinha que está aberta em seu coração. É duro mudar, sem dúvida, até mesmo porque o que ouvimos é sempre a síndrome da Gabriela: “eu nasci assim, eu cresci assim..Gabriela”, mas isso é mentira, podemos ser diferentes, podemos ser melhores, podemos ser santos de calças jeans.

A Igreja nos chama Sentinelas, sentinela é aquele que está a porta de vigia, é aquele que está preparado para a guerra está disposto e enfrentá-la para vencer.

Vamos deixar que Deus venha nos apresentar seu projeto para nós. Ele estende sua misericórdia para nos perdoar, nos amar, para retomar a nossa vida.

Mariana Müller Rodrigues
Coordenação do Ministério de Formação

Diocese de Montenegro/RS


MCS - GO SDS - 08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...