24 de ago. de 2011

JMJ: ‘Até o Rio de Janeiro’

 Caxiense participa da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, com a presença do papa Bento XVI


Kelly, no detalhe, com o abrigo verde e amarelo
 
A caxiense Kelly Cecconello, 24 anos, teve bons motivos para acordar às 5h e desfazer as acomodações no alojamento do Aeroporto Quatro Ventos, ontem, em Madri. Em poucas horas, ela e outros 20 jovens brasileiros receberam a cruz e o ícone de Maria durante o encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), quando o papa Bento XVI anunciou oficialmente o Brasil como sede da celebração em 2013. A frustração ao saber que um grupo de espanhóis, e não o religioso, entregaria os símbolos, foi recompensada quando o papa contrariou seguranças para conversar com a delegação brasileira.

Antes de subir ao palco do encerramento da JMJ, os brasileiros receberam uniformes nas cores verde e amarelo e orientações sobre comportamento e área onde poderiam circular. Durante a cerimônia, Bento XVI esteve acomodado atrás dos jovens e discursou em diferentes idiomas. Ao falar em português, elogiou a alegria e o comprometimento dos brasileiros, momento em que informou o novo país sede da JMJ.
– Foi a hora em que quebramos o protocolo, gritando e festejando muito. Pulamos, realmente fizemos uma festa – disse Kelly, por telefone, ainda extasiada após o encontro com o pontífice.

Diante das orientações para obedecer o protocolo à risca, o grupo imaginou que Bento XVI reprovara as vibrações logo após o anúncio, mas surpreendeu-se com o religioso após a bênção final.

Quando os seguranças sinaliza ram para que se retirasse, ele fez sinal de negativo com o dedo e veio em nossa direção. Comentamos ‘ai, meu Deus, o papa está vindo aqui’. Ele apertou nossas mãos e disse ‘até o Rio de Janeiro’ – contou a jovem.

Kelly já havia visto Bento XVI de longe, na chegada do pontífice a Madri e na missa celebrada na noite de sábado. Ainda assim, não conteve o choro ao se aproximar da principal figura católica do mundo que, segundo ela, ficou cerca de três minutos em companhia dos brasileiros.

O que me chamou a atenção foi o olhar de alegria e amor do papa. Tinha uma expressão de que bom que estão aqui, que bom que a delegação brasileira é alegre – explicou Kelly.

A cruz e o ícone (uma espécie de quadro) de Maria chegarão ao Brasil no dia 25 de setembro. Até a JMJ de 2013, os símbolos percorrerão as principais dioceses brasileiras. Segundo Kelly, o evento reuniu 1,5 milhão de jovens em Madri, uma prévia do público que deve visitar o Brasil.

– A própria cruz já representa o trabalho que teremos para organizar uma celebração dessa dimensão no país. Mas compensa, minhas expectativas foram superadas no encontro com o papa – contou a jovem.

MCS - GO SDS - 08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...