30 de out. de 2012

Dom Jaime Spengler fala sobre a chegada dos símbolos da JMJ ao RS

A mídia impressa publicou, nesta quinta-feira, 31 de outubro, artigo de Dom Jaime Spengler, bispo referencial auxiliar da Juventude no Rio Grande do Sul, falando sobre os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da chegada deles ao Estado.
No texto, Dom Jaime também relaciona a Cruz Peregrina com as cruzes enfrentadas, a cada dia, pela juventude gaúcha e a necessidade dela assumir o seu protagonismo na sociedade.

Confira, abaixo, a íntegra do artigo:

Neste dia 31 de outubro estamos acolhendo, aqui no Rio Grande do Sul, dois símbolos de fé que caracterizam a Jornada Mundial da Juventude: a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. Estes símbolos percorrerão todo o estado durante o mês de novembro. Em cada Diocese estará acontecendo programação específica marcada por momentos de formação, celebração e oração, além de experiências de solidariedade.

Trata-se de uma oportunidade impar para cultivo da dimensão místico-religiosa – dimensão esta constitutiva do ser humano. Mas não só! A Cruz é expressão de tantas cruzes que caracterizam nossa juventude: a cruz da drogadição, do extermínio de jovens, da carência de postos de trabalho; a falta, muitas vezes, de referências e referenciais seguros, além das dificuldades de acesso à educação e formação intelectual com qualidade.

Por isso, esse tempo está sendo nos oferecido para, em torno da Cruz e do Ícone, criarmos condições para que nossa juventude se sinta sempre mais motivada a assumir o protagonismo que lhe compete na construção de uma sociedade mais humana e cristã, é um tempo privilegiado.

Os jovens representam o potencial de uma sociedade, tanto no presente quanto para o futuro. A partir da experiência de encontro com a pessoa de Jesus Cristo, a Igreja crê estar cooperando para a construção de caminhos sólidos e indicando horizontes, nos quais os jovens de hoje possam ser os homens e as mulheres do amanhã, autenticamente engajados na construção de uma sociedade orientada e sustentada por valores éticos, cristãos, universais.

Oxalá todas as forças da sociedade - Igrejas, governos, escolas, formadores de opinião, entidades diversas se disponham a investir na juventude. Por isso, a Jornada Mundial da Juventude, que estamos já vivendo no Rio Grande do Sul, se une em coro com os jovens de todo o Brasil, formando como que uma grande sinfonia, cujo tema é a proclamação do valor da vida, e a necessidade de promovê-la em todas as suas dimensões.

Dom Jaime Spengler
Bispo Referencial Auxiliar da Juventude do RS

MCS - GO SDS - 10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...