18 de out. de 2011

O Pregador é Voz de Deus na Versão de seu Tempo

Fonte: RCC - MG
O papel de um pregador é anunciar a salvação que Deus realizou para nós em seu amado filho Jesus Cristo. Apresentar seu plano, despertar a fé e a esperança no coração dos homens e proclamar o Reino do Céus, tudo isso faz parte de seu ofício, além de fortalecer aos outros com uma palavra atualizada e motivadora. O livro de Isaías fala dessa condição do pregador profeta como quem recebe de Deus uma língua para confortar e animar os abatidos e um ouvido de discípulo sem rebeldia para ouvir o Senhor.
Um pregador não busca fama ou reconhecimento, mas é uma pessoa sensível aos sofrimentos que abatem o seu povo e lhe tiram as esperanças. O pregador é necessário e é o próprio Deus que o convoca e o envia a pregar, por isso não fala de si mesmo, fala o que tem certeza ou seja, a vontade de Deus.
A certeza que um pregador tem de que Deus está falando com ele vem da leitura que é capaz de fazer das situações atuais do seu tempo, a começar pela realidade do seu próprio povo que pode ser seu grupo, sua comunidade, sua paróquia e até mesmo sua família. Ele é um profeta para os seus. Tudo o que estiver ocorrendo para desordenar, desanimar, desagregar, desorientar as pessoas precisa ser denunciado, corrigido, para isso é que o Apóstolo Paulo diz a Timóteo que a Palavra de Deus é útil para exortar, corrigir e ensinar, e o pregador tem essa função. Ele possui a capacidade de sentir esses fatos mesmo que para os outros isso não seja possível. Quando uma pessoa não é capaz de perceber as coisas que atrapalham a vida de sua comunidade ou de seu grupo, não está apta para esse ministério. É dentro do seu próprio grupo de convivência que um pregador se destaca. Mesmo que Jesus tenha dito que um profeta só não é aceito em sua pátria, essa condição é uma mera circunstância da vida do pregador que afeta mais a vida de quem o ouve do que a dele próprio. Se alguém disser: eu não vou pregar porque não vão me aceitar ele não compreendeu ainda o seu chamado.
Referências Bíblicas: Isaias: 50, 4-5  /  Tim: 3,16-17
MCS - GO SDS - 10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...