5 de set. de 2011

Três anos da Diocese da Alegria

Somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo!

alt     Dia 6 de setembro está na lembrança dos diocesanos. Há três anos, instalava-se a Diocese de Montenegro – Diocese da Alegria. Recordamos tantos acontecimentos que marcaram e marcam nossa caminhada. No entanto, não podemos só recordar. Nosso olhar projeta-se para frente. Somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo.
     Precisamos sempre mais colocar nossos passos nas pegadas de Jesus e formar parte de sua comunidade. Nossa maior alegria é estar com Ele. Conhecendo nossa história, muitas vezes de sofrimentos e angústias, nos chama pelo nome e nos quer ver ao seu lado. Estando com Ele, também nos envia a continuar sua missão (Mc 3, 14-15).
     Discípulo(a) é aquele(a) que, tendo respondido ao chamado, segue Jesus passo a passo pelos caminhos do Evangelho. No seguimento, ouvimos e vemos o acontecer do Reino de Deus, a conversão de cada pessoa, ponto de partida para a transformação da sociedade, e se abrem para nós os caminhos da vida eterna. Na escola de Jesus, aprendemos uma “vida nova”, dinamizada pelo Espírito Santo e refletida nos valores do Reino.
     Identificados com o Mestre, a nossa vida é movida pelo impulso do amor e no serviço aos demais. Este amor implica uma contínua opção e discernimento para sempre estarmos com Deus e com os irmãos. Não temamos a cruz que supõe a fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, pois ela está iluminada pela luz da ressurreição. Desta forma, abrimos caminhos para estar ao lado de nossos irmãos afastados e abandonados.
     Seguir Jesus não é só saber rezar, frequentar sacramentos e catequese. Seguir Jesus é principalmente, movidos pela liturgia e catequese, colocar em prática a caridade. Em Mateus 25, vemos claramente o exame final que Cristo fará conosco: se tivermos praticado a caridade, seremos salvos. Caso contrário, seremos condenados. Devemos olhar para nossos irmãos como se fossem catedrais. Quanto mais bonitas nós as tornamos, mais garantia teremos de encontrar o céu. Portanto, como discípulos e missionários, aprendamos do mestre e coloquemo-nos a caminho.
     Os diocesanos, integrados em suas paróquias e comunidades, vivem belo momento com Santas Missões Populares. Nenhum homem é uma ilha. Na integração e na participação, na paz e na solidariedade, na fraternidade e no amor encontra-se a salvação. A Igreja de Montenegro celebra sua caminhada aprofundando sempre mais a prática litúrgica, catequética, missionária, caritativa. Celebrar é viver. Viva o povo diocesano!


Dom Paulo De Conto
Bispo da Diocese de Montenegro
MCS - GO SDS - 09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...