"Aproximar as pessoas que se afastaram da fé é hoje algo mais urgente que nunca” – disse Bento XVI, ao participar ontem à noite do congresso eclesial da diocese de Roma. Para o papa, “o desafio da Igreja, hoje em particular nos países de antigas raízes cristãs, consiste em mostrar a beleza do cristianismo para aqueles que o consideram um obstáculo para alcançar a felicidade”.
À assembleia de párocos, catequistas e membros dos conselhos paroquiais de Roma, na Basílica de São João de Latrão, o pontífice explicou que a Igreja precisa lançar “uma nova evangelização dirigida aos que, embora tenham ouvido falar da fé, deixaram de apreciar a beleza do cristianismo, ou até mesmo o consideram um obstáculo para alcançar a felicidade”.
“A felicidade que vocês buscam, a felicidade que vocês têm o direito de vivenciar, ela tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, escondido na Eucaristia”. Esta deve ser a mensagem que a Igreja deve lançar.
O tema do congresso eclesial foi “A iniciação cristã”, e neste contexto, o papa citou palavras escritas por Hans Urs von Balthasar (1905-1988), um dos maiores teólogos do século XX: “A fé não deve ser pressuposta, mas proposta”.
Bento XVI convidou, portanto, ao “compromisso por uma renovada temporada de evangelização, que não seja tarefa apenas de alguns, mas de todos os membros da Igreja, e lembrou que há adultos que não receberam o Batismo ou que se afastaram da fé da Igreja. “É uma atenção hoje mais urgente que nunca, que pede que nos comprometamos com confiança, apoiados pela certeza de que a graça de Deus sempre atua no coração do homem” - concluiu.
MCS - GO SDS - 06/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário